Coordenador : Marcos Alexandre Teixeira
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 388883.2206.220199.24012023
Departamento/Setor: TER
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O publico-alvo será alunos do ensino médio, do Instituto Rumo Náutico e/ou jovens da comunidade no entorno.
Local de atuação: Instituto Rumo Náutico (Projeto Grael - Av. Carlos Ermelindo Marins, 494 - Jurujuba, Niterói - RJ, 24370-195), com extensão da atuação para colégios públicos ou eventos na região
Objetivo
Objetivo Geral: Desenhar, desenvolver e aplicar um curso de nível técnico, complementar a ser oferecido como formação adicional aos alunos do Instituto Rumo Náutico visando a entrada destes no mercado fotovoltaico. Considerando o cronograma de aulas proposto pela Prefeitura de Niterói / RJ ; considerando as atividades de ensino do Instituto Grael que são divididas em dois semestres - período de Aulas do primeiro semestre: fevereiro a julho (meio de) – segundo semestre: agosto a dezembro (meio de) - total aproximado de 20 aulas, com duração de 1 hora, dividido em Dois Módulos. Parte dos esforços serão direcionados para equipar as instalações para o ensino, tanto em termos de laboratório, quando de campo experimental, quanto planta de demonstração de tecnologias voltadas ao aproveitamento da energia solar no Brasil Com o desenvolvimento do curso espera-se poder oferecer ao mercado um profissional que entenda as peculiaridades do Sol como fonte energética, a adequação do Espaço do Projeto Grael para demonstração da aplicabilidade e uso das tecnologias de uso da energia solar para uma população que – de outra forma – não teria acesso. Desenvolver um programa de capacitação que possa ser replicada em outros centros de referência no Brasil.
Resumo
Como toda tecnologia em ascenção, a geração fotovoltaica carece de profissionais habilitados a responder às demandas técnicas e operacionais específicas aos equipamentos e condições operacionais inerentes à esta tecnologia (trabalho em altura e conexão à rede). O domínio destas habilidades pode ser feito em regime de trabalho (learning by doing), ou melhor, de uma forma sistemática em paralelo com a formação secundária, preparando-o a entrar no mercado numa condição de vantagem frente aos congêneres. Do outro lado, o mercado pode acessar uma mão de obra que já apresenta uma curva de aprendizado em outro nível, possibilitando evitar custos e aumentar a produtividade. É neste âmbito que se insere o projeto Vento Solar – Uma Proposta de Capacitação p/o Mercado, associando Universidade (UFF), Instituto de formação Técnica (Instituto Rumo Náutico) e o setor privado e desenhar, implementar e divulgar um currículo de nível médio voltado a dar uma base sólida que aumente a disponibilidade de técnicos habilitados a atuar no mercado fotovoltaico, numa condição diferenciada. Desta forma não só espera-se manter a formação de mão de obra de maior produtividade, mas possam ser criadas condições para o fomento do mercado de energias renováveis regionalmente (Niterói e/ou Sul do estado do Rio de Janeiro). Atualmente, o projeto está entrando no seu segundo ano, com mais de 150 alunos formados em 10 turmas semestrais (2017-02 a 2022), fortalecendo o vínculo UFF, comunidade, extensão.